top of page
capa site.jpg
Pastor Francisco das Chagas de Oliveira.

As chuvas temporã e serôdia são usadas na Bíblia como um termo simbólico do derramamento do Espírito Santo. Esses termos estão relacionados com a estação das chuvas anuais da Palestina. No entanto, em se tratando da nossa realidade enquanto Igreja, podemos afirmar que essas “chuvas” enviadas por Deus, mediante o ministério profícuo do Pastor Francisco das Chagas de Oliveira, têm trazido ao longo destes anos um derramamento espiritual redundando em restauração de vidas, curas de corações feridos, libertação de almas oprimidas pelo pecado, acréscimo do número de novos convertidos, batismos com o Espírito Santo e curas de muitos enfermos, dentre outras coisas mais.
 

O nosso pastor Francisco das Chagas Oliveira nasceu no dia 06 de novembro de 1948 na cidade de Apodi RN, filho de Francisco Alves de Oliveira e Francisca Abreu Neta; formando pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, no curso de Licenciatura plena em Pedagogia em 1981; graduado em Bacharel em Teologia  pela Faculdade Teológica das Assembleias de Deus do Brasil; Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto de Teologia Aplica (ISTA) e (FACET). Na área de atuação, o Pastor Oliveira é Professor Aposentado pela Secretaria de Educação Esporte e Cultura do Rio Grande do Norte.
 

Sua vida ministerial teve início logo que aceitou a Jesus como seu único Senhor e Salvador da sua vida no ano de 1972, na cidade Mossoró RN. Cooperou como Auxiliar do trabalho, Diácono e Presbítero em Mossoró RN nos anos setenta e oitenta (1972 - 1982). Sendo consagrado Evangelista no início dos anos noventa (1990). E Consagrado a Pastor no Final dos anos noventa. Nos anos dois mil até dois mil e vinte e dois (2000 - 2022) iniciou seu ministério, servindo ao Senhor como pastor em várias Cidades do Rio Grande do Norte, sua primeira cidade foi Tibal do Norte em fevereiro de 2002 a 2004; em Paraú no período de junho de 2004 à julho de 2007; logo após chegou a cidade de Itaú RN até julho de 2009. Sendo transferido para a cidade de Baraúna RN onde ficou até Janeiro de 2013. A próxima cidade que o pastor Oliveira assumiu foi Macau RN no dia 19 de Janeiro de 2013 até fevereiro de 2019 como Pastor-Presidente e supervisor com legislação nas igrejas do campo, a saber: Alto do Rodrigues, Alto da Felicidade I, Alto da Felicidade II, Baixa do Meio, Barreiras, Diogo Lopes, Galinhos, Galos, Guamaré, Mulungu, Pendências e Sítio São José, além de ter atuado intensamente, no começo de seu ministério, como presbítero supervisor de setores ou áreas de igrejas na cidade de Mossoró, a qual exerceu, por um período de dez anos, um cargo de confiança como diretor do Colégio Evangélico Leôncio José de Santana. Hoje, professor aposentado com formação acadêmica em Pedagogia e com especialização em Psicopedagogia Institucional, bacharel em Teologia com título expedido pela OTPB (Ordem dos Teólogos e Psicanalistas do Brasil) e membro ativo das mesas assessoras da IEADERN e CEMADERN, com uma vasta experiência ministerial e como homem de Deus de caráter e conduta ilibada, incontestavelmente comprovada.
É notável que, neste breve relato, é impossível enumerarmos com precisão as ações ou atividades eclesiásticas, sociais e ministeriais desenvolvidas pelo nosso querido e amado Pastor, ao lado de sua incansável e digníssima esposa Maria Deuzenir Félix de Oliveira, que num período relativamente curto, ou seja, de apenas dois anos, perpassa atos que vão além do senso comum. É possível destacar algumas ações, como três batismos em águas, totalizando, em média, cento e noventa novos membros, reforma dos templos de algumas congregações e aquisição de objetos pertinentes, com hoje contando com um número significativo de dezessete, além do templo sede (sendo elas: Alcanorte, Cohab, Fonte Do Que Clama, Ilha de Malta, Imburanas, Independência, Porto Seguro, Porta Formosa, Projeto de Deus, Quixaba, Redil, Salinópolis, Tambaú, Vale da Bênção, Nova Vida, Várzea Cercada e Amargoso), distribuídas em cinco setores com seus respectivos coordenadores, além dos pontos de pregação espalhados em regiões estratégicas da cidade. 
Dentre dos trabalhos, iniciaremos fazendo referência à criação dos programas Palavra Viva, Boas Novas, levando o conhecimento bíblico da EBD (Escola Bíblica Dominical) todos os sábados das 10 às 12 horas na FM 87.9 e do Curso Básico de Teologia (CETADEB - Centro Teológico das Assembleias de Deus no Brasil), que se encontra no quinto módulo e conta com uma turma de 46 alunos, devidamente matriculados. Alguns deles vale destacar: são presbíteros, diáconos e obreiros de igrejas ligadas à sede e à região salineira. Além disso, é válido mencionar as grandes cruzadas evangelísticas realizadas na cidade e nos distritos, as quais foram carinhosamente batizadas por nós como “a menina dos olhos de seu ministério”, a Secretaria de Missões do Campo de Macau e seus agentes missionários que atuam, mensalmente, nas igrejas e congregações de todo o campo, os quais estarão enviando ainda este mês o primeiro casal missionário ao Peru: o Pastor Gilberto Santos e a irmã Edinéia Ribeiro da Silva Fragoso, que desenvolveu um brilhante trabalho na Assembleia de Deus em Galinhos-RN. Indubitavelmente, a Secretaria de Missões é algo inédito na história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, majoritária em Macau, ao longo de seus 76 (setenta e seis) anos de existência.


Com isso, Pastor Francisco das Chagas de Oliveira e família pastoral, cônscios de que os respingos das chuvas temporã e serôdia já começaram a ser recebidos nos primeiros dias do ano pelos crentes fiéis, queremos, nesta noite especial e em caráter profético, ratificar as promessas que Deus tem nos feito através de Sua Palavra e de vasos do Senhor, que 2015 será o ano da “virada”, ou seja, de uma nova história de Deus para esta igreja com muitas conversões, vitórias, restaurações e, sobretudo, de um novo mover do Espírito Santo que, certamente fará toda a diferença na cidade de Macau.


João Câmara RN foi sexta cidade que pastor Oliveira pastoreou, chegando a cidade com aproximadamente 35 mil habitantes, foi pastor de campo até março de 2022.
Em Upanema RN Pastor Oliveira, tomou posse no dia 18 de março de 2022 no templo central na Rua Vereador José Fernandes da Rocha, na oportunidade estiveram presentes o Presidente das Assembleias de Deus do Rio Grande do Norte o pastor Martim Alves da Silva, junto com uma comitiva de pastores de cidades circunvizinhas, com um grande numero de membros, congregados e autoridade locais fazendo se presentes para receber o novo pastor  que dará continuidade ao trabalho eclesiástico desenvolvido na cidade. 
Pastor, o Senhor te guiará continuamente e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca lhe faltam (Isaías 58:11).

bottom of page